Segue relato do Sidney morador do Anil, e participante do grupo que tomou a iniciativa de lutar pela Compensação Ambiental, sobre a reunião realizada em 24/10/2018 na Prefeitura, e que contou com a presença da Diretora da AMAF, Advogada Veronica Beck:
“Após a mobilização em torno da coleta de assinaturas para o abaixo-assinado relativo ao corte de 1.000 árvores na Estrada do Engenho D’Água (terrenos da Multiplan e da Cury — que eram da AmBev), o grupo organizador as entregou à Subsecretaria de Meio Ambiente (da Secretaria de Conservação e Meio Ambiente, da Prefeitura do Rio de Janeiro) e negociou as demandas de 738 assinaturas, além do apoio da AMAF, no dia 24 de outubro.
A petição tinha dois objetivos:
1) que a compensação ocorresse prioritariamente nos terrenos dos dois empreendimentos onde foram retiradas as árvores e no bairro do Anil; e
2) que não houvesse retirada das árvores remanescentes dos dois terrenos, inclusive da calçada.
E o resultado foi o comprometimento do órgão com a compensação ser feita prioritariamente no bairro, inclusive tendo os organizadores sido chamados para auxiliar na escolha do local de plantio e para fiscalizar.
Quanto a barrar o corte de árvores, não haveria ainda atendimento, e uma das razões para tal se tratou do desconhecimento de ambas as partes se há ou não licença para o corte das árvores da calçada da Multiplan.
O grupo de Trabalho convida moradores da região a se juntarem porque precisa participar do processo de plantio de árvores no Anil e a aprofundar quanto à situação das árvores da calçada. (O contato é o Sidney (21) 98500 6607)
Para quem não sabe do histórico: um grupo de moradores do Anil, após uma notícia do Globo do dia 11 de outubro (Caderno Barra) em que se dizia de que a compensação pelo corte das árvores da Multiplan ocorreria em bairros que não fossem o Anil, e já preocupados que o destino das mais de 70 árvores que ficam em frente ao futuro shopping da Multiplan fosse o mesmo que às que ficavam na calçada da Cury, organizaram um abaixo-assinado.
Em cerca de duas semanas coletaram 738 assinatras, tanto pela plataforma virtual Avaaz quanto por assinaturas no papel.
Na reunião de 21 de outubro, a Associação de Moradores Amigos da Freguesia de Jacarepaguá – AMAF, assumiu o apoio à petição também!
Vale ressaltar também que o grupo de trabalho se satisfez com a prontidão de a Subsecretaria em atender ao pedido de reunião, e agora precisamos acompanhar as suas ações.”
Na oportunidade foi entregue o abaixo-assinado.
Foto abaixo foi publicada pelo jornal O Globo.